domingo, 13 de junho de 2010

Ativ. 1.2.

As novas tecnologias e a necessidade de aprendizado contínuo



O dinamismo é a palavra chave da sociedade contemporânea. A mudança é a constante de nossa época, o que hoje é novidade amanhã já está ultrapassado. As coisas vêm e vão em uma velocidade que por vezes não possibilitam seu conhecimento pela totalidade das pessoas. As novas tecnologias são assim, dinâmicas, sobretudo no que diz respeito a evolução de suas próprias características e não somente em sua substituição por outra diferente.
O patrimônio material pode ser visto e tocado, visto nas ruas e museus e outros lugares onde aguardam a ação desmaterializadora do tempo, já o patrimônio imaterial refere-se aos conceitos, aos processos, a metodologia, ao saber, à informação.
O imaterial se aproxima do virtual, visto que o mundo virtual, sendo vasto e dependente de bases materiais para existir, é o espaço no qual pode ser inserido o patrimônio imaterial, de modo que o espaço virtual seja um espaço de armazenamento de democratização da riqueza imaterial que produz a materialidade.
A construção da imaterialidade perpassa pela valorização da individualidade, da multiplicidade, na necessidade de aprendizes que sirvam como uma ponte entre o tempo passado, o tempo presente e o tempo futuro, de modo à manutenção do saber.
Mesmo que o saber esteja em constante transformação é possível demarcar cada ponto de sua evolução no tempo. As tecnologias hoje existentes proporcionam um maior controle sobre os saltos dessa evolução.
Aprender constantemente, manter viva as culturas dos diversos povos. Transformar a sociedade e tudo que a ela se relaciona através da evolução do conhecimento.
O mundo capitalista desumaniza, pois imprime uma velocidade voltada a produção de bens de consumo, produção de necessidades, velocidade para que toda essa produção seja alienada. É o consumo pelo consumo. São necessidades inventadas, voltadas simplesmente a acumulação de recursos que promovem o desequilíbrio econômico e que se reflete no social.
A imaterialidade pode ser o veículo perverso da criação dessas falsas necessidades, ou seja, a propaganda.
A televisão está perdendo, sendo que em muitos canais isso não mais existe, seu caráter de transmitir informação como fonte para a construção do conhecimento. Uma tecnologia que se torna muitas vezes apenas uma estratégia de aquisição de capital. Qual a função dos sistemas de comunicação. Muitos são apenas espaços de entretenimento, de alienação constante. Há muita coisa acontecendo no mundo e temos que procurar os lugares onde a informação está para criarmos nosso mosaico desalienante.
É preciso aprender continuamente para não ficar refém da manipulação; para podermos transformar a realidade em uma outra mais igualitária; para promover a inserção social sem distinção de raça, gênero, cor e orientações diversas. A escola deve ser o lócus da cidadania, a mãe de todo povo.
É preciso transformar a escola publica numa instituição de qualidade. Se todas as escolas privadas fossem transformadas em escolas públicas, se o ensino privado fosse extinto, as escolas públicas teriam melhor qualidade? Teriam, mesmo que forçosamente. Entretanto é uma ação inviável! Mas não é inviável realizar a transformação da rede pública de ensino através de investimentos, do controle da qualidade, da disponibilidade das tecnologias nos estabelecimentos de ensino.
Para que essa nova escola gratuita e de qualidade se transforme em realidade, torna-se necessário a participação de todos os segmentos, toda a comunidade escolar (Escola, família, bairro, lideranças) de modo que estes passem a enxergar a escola como a principal instituição, ao lado da família, estruturante do indivíduo.
Os dirigentes devem ter outra visão, pois educação não pode ser entendida como mais um gasto nas contas públicas, e sim, investimento. Investimento em mão-de-obra, em cidadãos conscientes de sua realidade e dotados de maior poder de decisão de seus destinos. Quando o homem tem maior consciência de si e do mundo que o cerca, fica mais fácil para este descobrir os caminhos que lhe trarão maior felicidade.
É preciso que todos saibam a importância de aprender, da continuidade. A educação é um processo que não se limita a existência de um indivíduo, se perpetuando evolutivamente através dos indivíduos no tempo.
Que sejam utilizadas todas as tecnologias de forma complementar para abarcar a diversidade de informações disponíveis; que o contexto social e a sapiência do aluno seja um espaço pedagógico ao alcance do professor e compartilhada. Que cada indivíduo tenha o direito de viver sua idade a seu tempo.
A educação não pode ser encarada como mais um produto do capitalismo. Todas as formas de educação são válidas desde que seu foco principal seja a produção do conhecimento, com engajamento social e não apenas outra estratégia de geração de lucros.
Não se pode melhorar a educação de baixo para cima, com políticas de inclusão ao final do processo educacional. Precisamos de políticas que reestruturem essa educação desde sua base, para que as estatísticas se tornem uma fonte confiável de informação. Os alunos de escolas públicas terão sua entrada facilitada nas universidades, mediante uma formação com base sólida. Haverá o dia em que as escolas públicas terão grau de excelência como os colégios de aplicação vinculados as universidades.
Portanto, aprender que o aprendizado é infinito; que enquanto há vida o aprendizado está presente. As tecnologias evoluem a todo instante, por isso deve também aprender continuamente para acompanhar as inovações, mantendo sempre alto o nível de criticidade perante tais transformações.



Mahyhaly Dias Santos

Bibliografia:

Salto para o Futuro. Entrevistas. Disponível em: . Acesso em: 24 mai. 2010.

BLIKSTEIN, P.; ZUFFO, M.k. As sereias do ensino eletrônico. Disponível em: . Acesso em: 24 mai. 2010.

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