domingo, 13 de junho de 2010

Ativ. 1.4.

As tecnologias no ambiente escolar

A tecnologia presente no ambiente escolar!? Será que somente a presença física da tecnologia da informação é suficiente? Não saber os modos de utilizar tais tecnologias é muito comum nas escolas. Nunca tive uma aula em escola pública onde estivesse presente a tecnologia da retro projeção. Resolve aparelhar a escola e não ter quem aplique, ou melhor, alguém que saiba aplicar tais tecnologias?

Infelizmente iniciam-se políticas começando pelo meio da estória. Nas escolas existem computadores para o trabalho burocrático e, como na maioria dos órgãos públicos, estes são utilizados de forma precária. Falta informação de como lidar com estas máquinas, de seu grande potencial para dinamizar os trabalhos. Ora, as escolas da rede municipal de uma cidade, por exemplo, já deveriam estar interconectadas através de computadores, os históricos escolares já deveriam estar saindo para o aluno em poucos minutos através da impressora. A vida escolar, os índices de evasão e repetência ou abandono seriam mais facilmente apurados. Onde está a participação das Universidades Públicas no desenvolvimento de softwares gratuitos para a utilização desses recursos na escola. Falta integração! O computador é transformado em uma máquina de escrever avançada. Proíbem a utilização de recursos que deveriam ser redirecionados de modo produtivo.

A maioria das escolas tem computadores e impressoras, muitas têm data-show, televisão, DVD, retro projetores, som, biblioteca e laboratórios de informática. Entretanto falta o “saber utilizar”, como e quando utilizar. Falta conexão.

Qual o valor da tecnologia, quando esta não é utilizada em todo o seu potencial. Qual a finalidade de evolução tecnológica, quando tais evoluções não são aplicadas na resolução dos problemas do cotidiano, na dinamização dos processos.

Nossos professores devem ser incentivados, devem ter acesso a tecnologia em seus lares, devem envolver-se de tal forma que tal tecnologia se transforme numa extensão de seu trabalho. A capacitação do professor para lidar com tais tecnologias é fundamental, pois saber o conteúdo de sua disciplina é sua função, ele está ali pra isso e precisa de auxílio para o que foge de sua função principal, precisa de incentivo.

Voltando a escola! Falta no ambiente escolar a implementação da informatização de sua burocracia, é preciso interconectar toda a rede de forma a criar uma atmosfera propícia a difusão da tecnologia para todo o conjunto.

Políticas nesse sentido são aguardadas! É preciso dar valor a capacitação dos funcionários e professores. Necessita-se valorizar a tecnologia da forma como ela merece. É preciso valorizar o dinheiro investido na educação. Se, é para ter tecnologia, que esta seja bem utilizada em todo seu potencial.

Mahyhaly Dias Santos

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